Conheça nossas soluções para Marketing de Performance:
Facebook Ads
O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, e os números tornaram-se ainda maiores desde a aquisição do Instagram em 2012.
Atualmente o Facebook conta com mais de 2.7 bilhões de usuários ativos ao redor do globo e o Instagram com pouco mais de 1.2 bilhão de usuários.
No Brasil, depois de um declínio nos últimos anos, o Facebook recuperou em 2020 o primeiro lugar de rede social mais acessada do país, contando com 130 milhões de contas ativas atualmente. Por sua vez, o Instagram conta com 95 milhões de usuários ativos no Brasil.
Google Ads
O Google é a ferramenta de buscas dominante no Brasil com mais de 96% de market share.
Além disso possui a ferramenta de publicidade online baseada em links patrocinados mais consolidada da Internet. É possível afirmar que o marketing de performance teve seus primeiros passos com os links patrocinados do Google.
A ferramenta de links patrocinados permite que possamos aparecer com destaque para termos chave relacionados ao negócio ou produto específico do cliente em que estaremos atendendo.
LinkedIn Ads
O Linkedin conta atualmente com mais de 600 milhões de usuários no mundo todo. O Brasil é o quarto país em número total de usuários na rede, contando com 35 milhões de contas ativas.
Nesse contexto, o Linkedin Ads nos oferece uma abordagem diferenciada para atingirmos alguns nichos de público muito específicos.
Waze Ads
Com o Waze podemos inserir ads durante a navegação e colocar um atalho simples e fácil para que ele navegue direto até o estabelecimento desejado. É uma mídia de apoio excelente para realização de ações que requeiram que a conversão aconteça fisicamente no estabelecimento e não apenas no mundo online.
O Marketing de Performance é a área do marketing digital totalmente orientada à mensuração e análise de dados. Para a realização perfeita de uma ação de performance é necessário ter domínio completo do processo e todas as suas etapas. Criar e realizar as campanhas dentro das plataformas é apenas uma pequena parte desse processo e é preciso cuidado na hora de realizar a contratação de uma agência para realização desse tipo de trabalho. Esse cuidado é necessário pois o processo envolvido nesse tipo de ação é altamente técnico e analítico, e a falha em algumas dessas disciplinas incorre em problemas que levam a erros na coleta de dados, o que resulta num processo final ineficiente e incapaz de gerar melhorias para si. A Exent é altamente especializada em marketing de performance e domina todas as etapas desse tipo de ação.
Podemos citar as principais etapas como:
- Implementação (Setup)
É a parte mais crucial para um projeto de marketing de performance, e entretanto, é onde mais ocorrem falhas. Por que isso ocorre? Pois nesta etapa é fundamental o profundo conhecimento técnico para realizar as implementações corretas. Sem domínio completo de programação back-end é quase impossível realizar o setup perfeito. Imagine a seguinte situação: um lead é gerado, mas ele não é corretamente identificado dentro do CRM de sua empresa pois a implementação não contou com profissionais capazes de taguear a ação de marketing da origem até o final da forma correta, isso implica em perda da informação, e uma vez que tenhamos os leads dentro do funil sem saber exatamente por qual mídia eles foram gerados, como será possível otimizar o investimento para a mídia mais vendedora?
Esse é um ponto crucial na execução dos projetos, e eventualmente por ser muito técnico, é onde os clientes encontram maior dificuldade de conseguir julgar a agência que está sendo contratada.
Um setup perfeito contempla o acompanhamento da campanha por 2 caminhos: por um software de analytics (como o Google Analytics) e também pelo acompanhamento estatístico dos leads quentes e frios, e das vendas geradas por esses através do CRM. Apenas um desses caminhos gera resultados ineficientes, é preciso consolidar todos os dados para análise em um dashboard de BI que traga clareza ao processo.
- Execução
Nessa etapa são criadas as campanhas dentro das plataformas onde iremos anunciar – Google Ads, Facebook, Ads, Linkedin Ads e etc. Nesta etapa devemos entender as características do que queremos vender, entender o público e praça que queremos atingir para que então possamos realizar a criação de peças (ads de imagens e vídeos) vencedores. Nessa etapa também definiremos o orçamento que iremos destinar para essa ação.
- Análise de KPI’s e Funil de Vendas
Com a campanha em execução começamos a acumular os dados. Se as duas etapas anteriores a essa foram realizadas de forma perfeita e sem falhas, podemos então confiar nos dados coletados e iniciar a análise para entendermos os resultados através dos KPIs definidos. Qual tipo de ad funciona melhor para determinado público? Como podemos reduzir o nosso CPL (Custo por Lead) e aumentar nossa receita total sem aumentar ainda mais nosso orçamento? Como podemos distribuir melhor o orçamento da campanha tendo como foco o aumento de faturamento total? Através desses entendimentos promovemos então ajustes na ação, visando melhorar o processo como um todo.
Podemos definir esse ciclo como um kaizen de performance, ou seja, um processo de melhoria contínua, promovendo uma entrada no funil cada vez melhor, coletando ao final do funil, resultados cada vez melhores.
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