Em uma era digital dominada por smartphones e conexões à internet, todos se tornam potenciais consumidores com apenas um clique. O processo de decisão de compra, agora, é frequentemente em minutos, com uma rápida busca no Google. Dentro deste cenário, as construtoras enfrentam o desafio de se destacar e atrair clientes. Mas como fazer isso de maneira eficaz? O marketing para construtoras, quando executado corretamente, pode ser a resposta.
Se antigamente esse cenário se limitava a compras simples e de baixo valor, hoje, até mesmo a aquisição de imóveis pode iniciar no ambiente virtual, e, em alguns casos, concluir-se inteiramente online.
Vivemos na era em que o consumidor digital espera ter acesso instantâneo a informações sobre produtos, serviços e empresas a qualquer hora e em qualquer lugar, tudo por meio de dispositivos móveis. Essa mudança revolucionou a dinâmica entre empresas e seus públicos, inclusive no mercado da construção civil.
Nesse contexto, a internet se torna uma poderosa aliada na realização de vendas de imóveis, levando construtoras a investirem em ferramentas que auxiliam na divulgação de novos empreendimentos e aprimoram sua credibilidade online, como sites e presença ativa nas plataformas digitais.
Diante disso, a chave para o sucesso é investir em estratégias de marketing para construtoras de forma eficiente.
Sua construtora está aproveitando as vantagens da tecnologia? Se a resposta for não, convidamos você a aprender conosco como otimizar sua presença digital e impulsionar seus resultados.
Neste post, você vai encontrar:
- Qual a Importância do Marketing para Construtoras?
- Por que utilizar o Marketing de Conteúdo para sua Construtora?
- Presença da Construtora nas Redes Sociais
Qual a Importância do Marketing para Construtoras?
O marketing desempenha um papel fundamental para as construtoras ao conectar as necessidades dos clientes às soluções oferecidas pelas empresas.
Em um cenário digital predominante, os clientes exploram imóveis por meio de mecanismos de busca, geralmente chegando aos sites das construtoras.
No entanto, a decisão de adquirir uma propriedade é um processo gradual e requer uma boa estratégia por parte das construtoras. Isso porque os consumidores precisam sentir confiança e segurança antes de realizar a compra de um imóvel.
Por isso, ao desenvolver ações para promover a marca, atrair clientes e conquistar confiança, as estratégias de marketing se mostram essenciais, especialmente no mercado da construção civil.
Conheça o seu Público
Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, é necessário que a construtora conheça muito bem quem é o seu público-alvo.
Ao reunir informações sobre o perfil do cliente, seu comportamento de compra, interesses, desafios e objetivos, a construtora pode criar ações de marketing mais assertivas, estruturando uma comunicação precisa e personalizada para atingi-lo.
Quanto mais informações forem obtidas sobre os potenciais clientes, mais eficaz será a estratégia. A partir desses dados, é possível atrair o público certo, despertar sua atenção, construir uma relação de confiabilidade e aumentar as vendas dos imóveis.
Otimize seu Site nos Mecanismos de Busca (SEO)
Investir em um site é um dos caminhos para o sucesso da sua construtora, pois muitos usuários procuram informações online sobre as empresas antes de decidirem fazer negócios.
Se alguém procura pelo nome da sua construtora e não encontra seu site, há uma grande chance de perder esse potencial cliente para a concorrência.
No entanto, ter um site é essencial, mas não é o suficiente. O diferencial está na Otimização para os Motores de Busca (SEO).
Ao adotar técnicas de SEO, como a pesquisa de palavras-chave relevantes, é possível aumentar o tráfego orgânico do site da sua construtora e, consequentemente, potencializar a sua visibilidade online. Inserir essas palavras estrategicamente no conteúdo do seu site e blog contribui para um melhor ranqueamento nos motores de busca.
Certifique-se de criar conteúdo relevante e valioso, utilizando palavras-chave de forma natural para facilitar a navegação dos usuários. A implementação dessas estratégias colabora para que sua construtora seja facilmente encontrada pelos clientes durante suas pesquisas online ao estar intencionado a comprar com um imóvel.
Campanhas de Tráfego Pago
Investir em técnicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico do seu site é uma estratégia que demanda tempo para se consolidar e solidificar seu posicionamento naturalmente.
Para resultados mais imediatos, outra opção viável são as campanhas de tráfego pago. Nesse modelo, os acessos provêm de usuários previamente definidos como alvos estratégicos. Isso significa que você pode escolher, com base em informações demográficas e de interesse, quem terá acesso a sua campanha.
Existem diversas ferramentas de tráfego pago disponíveis, algumas delas são:
- Google Ads (anúncios de pesquisa e display);
- Facebook e Instagram Ads;
- Linkedin Ads;
- Youtube Ads.
Essas plataformas também disponibilizam ferramentas de análise que permitem monitorar o desempenho das suas campanhas. Através dessas análises, é possível ajustar seus anúncios, palavras-chave e segmentações com base nos dados coletados, otimizando assim a eficácia das suas estratégias de tráfego pago e gerando oportunidades de negócios através das plataformas.
Por que utilizar o Marketing de Conteúdo para sua Construtora?
Quer estabelecer a sua empresa como uma autoridade no mercado? Investir em marketing de conteúdo para o seu site é uma estratégia poderosa para transmitir essa imagem.
O marketing de conteúdo fortalecerá a imagem da marca e construirá relacionamentos sólidos com clientes, através da criação e compartilhamento de materiais relevantes, valiosos e direcionados, com o objetivo de atrair, envolver e educar o seu público.
Para criar conteúdo de valor, é essencial conhecer o seu público-alvo e desenvolver materiais alinhados às informações que ele busca sobre o mercado.
No contexto das construtoras, um blog repleto de informações importantes para o público é uma estratégia eficaz, por demonstrar o comprometimento da empresa em auxiliar e fidelizar seus clientes.
Aproveite para explorar conteúdos que respondam a dúvidas comuns, ofereçam dicas valiosas e apontem erros frequentes relacionados à compra de imóveis. Essa abordagem permite que seus leitores se sintam informados e, ao mesmo tempo, construam uma relação de confiança com a sua construtora.
Não se esqueça de implementar técnicas de SEO em seus conteúdos para torná-los facilmente acessíveis pelos motores de busca e resultar no aumento do número de visitantes.
Além disso, a diversificação dos formatos, como conteúdos para redes sociais, vídeos, e-books, planilhas e infográficos, também contribui para o sucesso dessa estratégia.
Quer saber mais sobre conteúdos relevantes para o seu público? Confira nosso post sobre Marketing Imobiliário.
Crie Conteúdo em Vídeo
No geral, é conhecido que os usuários preferem consumir conteúdo em formato de vídeo antes de qualquer outro.
Diante dessa preferência, investir na produção de vídeos destinados ao YouTube e às redes sociais é uma ótima maneira envolvente de apresentar informações sobre os empreendimentos da sua construtora.
As construtoras podem investir em diversos tipos de vídeos para fortalecer sua presença online e atrair potenciais clientes. Aqui estão alguns exemplos:
- Vídeos Informativos: vídeos que abordam temas relevantes para o seu público-alvo, como dicas para a compra de imóveis, informações sobre o mercado imobiliário, entre outros.
- Vídeos de Andamento de Obras: vídeos que mostram o progresso do empreendimento mostram a transparência que a construtora tem com seus potenciais clientes.
- Depoimentos de Clientes: apresentar experiências positivas de clientes satisfeitos transmite confiança e credibilidade aos ouvintes, além de aumentar a reputação da sua construtora.
Presença da Construtora nas Redes Sociais
A presença ativa nas redes sociais é crucial para construtoras que buscam estabelecer um canal de comunicação direto com seus clientes. Essas plataformas oferecem um ambiente propício para interações, permitindo que construtoras estejam mais próximas de seu público.
Esse contato direto, além fortalecer a relação com seus clientes, também possibilita informar sobre o andamento dos empreendimentos, responder a dúvidas, receber feedbacks e entender melhor as necessidades do seu público.
Cada plataforma possui suas peculiaridades. É importante que a construtora avalie com cuidado quais as melhores opções para seu negócio levando-se em consideração o perfil do seu público-alvo e em quais redes eles estão mais presentes.
O fundamental é investir nas plataformas certas, lembrando que qualidade supera a quantidade. Então, ter um perfil em poucas redes sociais, mas repleto de conteúdo informativo sobre os empreendimentos da sua construtora, é mais relevante do que estar presente em todas sem manter uma comunicação consistente para gerar interesse dos usuários.
Divulgue em Portais Verticais
Além das estratégias já citadas, os portais verticais, como Zap e VivaReal, oferecem uma plataforma específica para a divulgação de imóveis. Ao utilizar esses portais, as construtoras aumentam sua visibilidade, alcançando um público mais amplo, diretamente interessado em buscar propriedades para a compra.
Análise de Métricas
Para garantir a eficácia das estratégias de marketing para construtoras, é indispensável monitorar as métricas e os resultados provenientes de todas as ações implementadas.
Ao realizar o monitoramento, é necessário definir as métricas mais relevantes para o seu negócio, como o retorno sobre investimento (ROI), engajamento nas redes sociais, conversão de leads, bem como métricas relacionadas às campanhas pagas, como custo por clique (CPC) e o custo por aquisição (CPA).
O tráfego orgânico e pago devem ser analisado constantemente, com foco na performance das palavras-chave e nas estratégias de SEO e nas segmentações atribuídas para as campanhas, podendo ser acompanhado por meio de ferramentas como o Google Analytics.
Com base nas métricas e resultados obtidos, a construtora consegue ajustar suas estratégias de marketing, otimizando as ações que estão gerando bons resultados e reformulando abordagens que não estão apresentando desempenho satisfatório.
Conte com a Exent
Agora que você já sabe as vantagens de unir tecnologia e marketing para a sua construtora, que tal contar com a ajuda da Exent. Aqui, possuímos as soluções necessárias para fortalecer sua presença online, gerar leads qualificados e impulsionar as vendas.
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