Você sabe o que são anúncios intersticiais? Segundo a própria base de conhecimento do Google a definição técnica seria:
“Uma experiência de anúncio de página inteira em pontos de transição naturais, como a mudança de página, a abertura de um aplicativo ou um carregamento de nível de jogo. Os intersticiais exibem um botão de fechar que remove o anúncio da experiência do usuário. Os anúncios são exibidos em um iFrame que flutua sobre a página da Web ou o aplicativo.”
São aqueles anúncios que abrem em uma camada a frente do restante da página e te obrigam a fechá-lo para continuar navegando, ou ainda pior, te obrigam a esperar um determinado período de tempo até que o X fique disponível e você enfim possa navegar pelo conteúdo da página – o que era o objetivo do usuário desde o início. Eu particularmente nunca gostei desse tipo de anúncio, a boa notícia é que mais gente não gosta, dentre eles, Gary Illyes, engenheiro do Google, disse em seu Twitter que ele adoraria fazer dos anúncios intersticiais um fator negativo de ranqueamento:
@kleinja I’d love that, but we don’t have anything to announce at the moment
— Gary Illyes (@methode) 13 agosto 2015
Segundo Barry Schwartz, do Search Engine Roundtable, isso será realidade dentro de pouco tempo. Em seu artigo ele cita ‘Acreditem, está vindo (a definição de intersticiais como fator negativo)’. A tendência é que isso sirva tanto para Mobile quanto para Desktop.
Faz sentido intervir nisso, anúncios desse tipo ferem o princípio da boa navegação e obrigam o usuário a ver um anúncio ao invés de chamar a sua atenção de forma natural para ele.
Páginas mobile com anúncios interstiticiais convidando o usuário a instalar o APP não serão mais consideradas amigáveis para o Google
Foi publicado hoje, dia 1 de Setembro, no Webmaster Central Blog um artigo citando que páginas mobile que contenham anúncios intersticiais convidando o usuário para baixar um APP não serão mais consideradas amigáveis pelo Google e certamente isso terá impacto nos seus rankings mobile. A medida será implementada a partir de 1 de Novembro, e a ferramenta de testes de sites mobile amigáveis do Google será atualizada.
Na prática, a partir do dia 1 de Novembro sites que contenham anúncios que escondam uma parte muito significativa de conteúdo deverão ser penalizadas – por enquanto, apenas em rankings mobile. O Google entende que essa prática impede o usuário de visualizar o conteúdo que ele desejava ver, isso gera uma experiência de navegação negativa por parte do usuário que naturalmente fica irritado. Para prover uma melhor experiência para seus usuários, o Google está tomando partido.
A imagem abaixo ilustra o que serão consideradas boas práticas a partir de 1 de Novembro:
Quer entender sobre como podemos ajudar a sua empresa a vender mais?
Fale conosco