O crescimento do Mercado de Mídia Digital nunca foi tão alto! Confira os dados.

Em um mundo de constante expansão da internet e tecnologia, é essencial mantermo-nos atualizados das tendências e crescimento do mercado digital e em como nosso comportamento com os meios de comunicação também estão em transformação.

Para entendermos tudo isso, precisamos nos informar em meio a pesquisas confiáveis, que nos ofereçam dados dos últimos anos. Assim, podemos comparar o que mudou com o tempo, os motivos que podem ter levado a essa mudança e como os consumidores têm se comportado, principalmente após a pandemia mundial.

No Brasil: cenário de crescimento do mercado digital nos últimos 2 anos

Segundo a Digital AdSpend, elaborado pelo IAB Brasil, em parceria com a Kantar Ibope Media, o investimento em publicidade digital no Brasil alcançou a quantia de R $32,4 bilhões, entre janeiro e dezembro de 2022.

Cenário de crescimento do mercado digital
Cenário de crescimento do mercado digital

No ano de 2022, apesar do cenário econômico mundial instável, houve um crescimento contínuo. No entanto, é importante ressaltar que a economia enfrentou desafios significativos, motivo pelo qual a diferença de crescimento do ano anterior, como mostra a tabela.

As projeções indicavam uma expectativa maior somente para o ano de 2023, com previsões otimistas de retomada do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano seguinte.

A importante presença das agências no mercado digital

Neste montante, as agências de publicidade foram responsáveis por 67% das operações, enquanto os outros 33% foram negociados diretamente entre anunciantes e plataformas digitais.

Em comparação com o ano anterior, o investimento via agências cresceu 12%, enquanto os investimentos diretos permaneceram praticamente estável, com leve aumento de 1%.

Variações no mercado digital entre 1º e 2º semestre

Segundo análise do Digital Ad Spend, o desempenho dos negócios em mídia digital foi maior no 1º semestre do ano do que no 2º semestre.

Variações no mercado digital entre 1º e 2º semestre
Variações no mercado digital entre 1º e 2º semestre

Na tabela, podemos observar que nos primeiros seis meses de 2022, os valores investidos em compra de mídia digital foram 12% maiores do que em 2021. Porém, no segundo semestre, diminuiu em 5% em comparação com os seus últimos meses de 2021.

Segundo Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, com a Black Friday, Copa do Mundo e o Natal, associado ao período de eleições presidenciais, pode ter impactado nos investimentos. Mas, considerando todo o ano de 2022, o último trimestre foi o maior em termos de investimento.

Como os usuários se comportam no mercado digital?

A tecnologia seguiu importante na vida das pessoas em 2022, com 54% que disseram confiar na nuvem para manter seus dados seguros, e 59% se sentem perdidos sem seus smatphones.

Como os usuários se comportam no mercado digital
Como os usuários se comportam com os meios digitais

Os consumidores também seguiram dispostos a interagir com as marcas em canais digitais.

Como os usuários se comportam no mercado digital
Como os usuários se comportam no mercado digital

41% costumam seguir as marcas nas redes sociais;
52% usam a internet com frequência para planejar suas compras;
62% acham que comprar on-line faz a vida mais fácil.

TOP 3 setores que mais investiram em mídia digital:

Os setores de comércio, serviços e finanças foram os que mais investiram em mídia digital em 2022. Juntos, esses três segmentos responderam por 53% do montante total.

Setores que mais investiram em mídia digital
Setores que mais investiram em mídia digital

Por trás dos crescimentos no mercado digital:

O setor de Higiene Pessoal e Beleza, mesmo em 7º lugar no ranking geral, está em 1º lugar em crescimento, comparando 2022 a 2021. Isso se deu graças aos destaques em suas categorias de:

  • Desodorantes;
  • Cuidado capilar;
  • Linhas de Higiene.

Ou seja, campanhas com múltiplas categorias do mesmo setor.
Exemplos: compre um shampoo + sabonete; protetor solar + hidratante.

No mundo – dados de anúncios digitais em 2023:

  • Redes de mídia de varejo:
    A receita está prevista para crescer 9,9%, atingindo US$ 125,7 bilhões em 2023 e está a caminho de superar a receita televisiva em 2028, quando representará 15,4% da receita publicitária total.
  • Televisão:
    A receita global da TV tradicional está prevista para US$ 133,6 bilhões em 2023 (excluindo a publicidade política nos EUA), uma queda de 1,2% em relação ao ano anterior.
  • CTV (“Connected TV” ex: Smart TV):
    Estima-se que a receita de TV conectada este ano chegue a US$ 25,9 bilhões, um aumento de 13,2% em relação a 2022.
  • OOH (“Out of Home” ex: Outdoors digitais):
    Previsão de aumento de 26,1%, para US$ 13,3 bilhões.

O investimento em mídias digitais em suas diversas formas e formatos é uma força dominante na publicidade atual. Ela tem como objetivo conectar-se com o público-alvo com estratégias inovadoras e personalizadas, adaptando o conteúdo para atender cada necessidade e garantir que a marca faça parte desse cenário em constante evolução.


Marina Zilioli
Content Marketing

Publicitária com pós-graduação em Marketing Digital, movida pela paixão de criar novas experiências por meio da escrita e narrativas memoráveis, que inspirem, informem e motive novas pessoas.