O conceito de Inbound Marketing envolve um processo de mudança e uma nova forma de pensar, no que diz respeito ao marketing digital, já que o consumidor está inserido em um contexto que lhe cobra cada vez mais informação.
O Inbound Marketing consiste em uma tática baseada em ganhar o interesse do consumidor em vez de comprá-lo.
O Outbound Marketing, mais conhecido como ‘’velho marketing’’ se difere por envolver táticas que ‘’empurram’’ serviços ou produtos aos clientes.
A interpretação do termo Inbound pode ser exemplificada na relação ‘’Inbound x Outbound’’. O primeiro se associa à ideia de ‘’entrada’’ e seguindo à ideia de ‘’saída’’. Como assim?
As estratégias propostas pelo Inbound Marketing envolvem uma realidade do mercado, na qual táticas ‘’push outbound, de saída’’ não funcionam mais. Ou seja, empurrar serviços e/ou produtos ao consumidor, sem antes reconhecer suas principais necessidades.
Inbound Marketing: Como funciona?
O Inbound Marketing, conhecido também por Marketing de Atração, aborda um contexto, no qual o objetivo principal é atrair o comprador até a empresa. Algumas definições para Inbound Marketing envolvem três tópicos: SEO; conteúdo e mídias sociais. Porém, não é viável limitá-lo, uma vez que os limites são impostos pela singularidade de cada profissional.
Existem três princípios que tornam o Inbound Marketing tão eficaz: lugar; tempo e conteúdo de qualidade. Ou seja, entregar o conteúdo adequado, no momento certo e no lugar certo.
O Inbound Marketing é uma ideia que consiste em gerar leads através do princípio de compartilhamento e criação de conteúdo de qualidade direcionado a um determinado público alvo. Para isso, são utilizadas técnicas de marketing online a fim de transformar desconhecidos em contatos importantes, clientes e, até mesmo, divulgadores.
Neste processo, o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo entram em contato, pois a geração de leads não é possível sem conteúdos de qualidade.
O conteúdo de qualidade aumenta a percepção do usuário sobre a autoridade que a empresa tem em determinado assunto, gerando assim um aumento na taxa de conversão.
Inbound Marketing: Novo desafio de mercado para PME’s
Mais de 50% das PME’s brasileiras já utilizam o Inbound Marketing. Esta é a nova aposta de marketing para melhorar os resultados digitais das micros, pequenas e médias empresas brasileiras, já que os custos para cada lead são mais baixos.
A metodologia está inserida em um processo que consiste em trazer audiência online para o seu site e/ou blog e abordar todas as etapas do processo de compra.
Os principais tópicos que permeiam o “novo marketing” são: Atrair; Converter; Fechar e Encantar. Esse é o caminho pelo qual seu lead passa a fim de se tornar efetivamente um cliente:
1. Atrair
Esta metodologia parte do princípio de definir qual será o perfil do público alvo com o intuito de atraí-lo para o site. Quais são os valores deste público? Quais são as preferências? Os objetivos? Os desafios? Dificuldades? Características pessoais? Cultura? Região? A partir desses princípios básicos, constrói-se um perfil de consumidor. Com o perfil definido, inicia-se a produção de conteúdo, o qual deve levar informações, prestar serviços e entreter.
- Blog: O blog é a maneira ideal para atrair visitantes e divulgar o conteúdo produzido. Um conteúdo de qualidade, que responda perguntas, traga conhecimento, informe e tire dúvidas, com certeza ranqueará o site das empresas nos nos mecanismos de busca;
- SEO: A otimização de sites (SEO) deve ser pensada através de técnicas que envolvam páginas, programação, layout do site, palavras-chave etc. O importante é atender as boas práticas exigidas pelo Google e obter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Tudo que é criado para a internet deve ser pensado em SEO;
- Redes sociais: O ideal é compartilhar coteúdo de qualidade e informações valiosas nas mídias sociais: Facebook, Twitter, Linkedin e Google+ são excelentes motores para divulgar o que foi produzido no blog. Interagir nas redes sociais é muito importante, uma vez que consistem em ferramentas, onde consumidores passam a maior parte do tempo;
2. Converter
Após a criação do conteúdo útil publicado no blog, indexado e ranqueado no Google e propagado em redes sociais, os visitantes, gradativamente, aumentarão. Dado esse processo, é preciso fazer a conversão de visitantes em ‘’leads’’. Converter em leads significa trazer contatos que apresentam oportunidades de negócio.
Através de um lead qualificado com nome, e-mail e telefone do comprador, entram as ‘’ofertas’’: e-books; planilhas; manuais; tutoriais aprofundados, quadros comparativos etc. Veja, a seguir, estratégias para converter visitantes em leads:
- Formulário de contato: O formulário é a porta de entrada para que clientes potenciais preencham seus dados para contatos. Um formulário de contato deve ser objetivo e conter o mínimo de quantidade de campos.
- CTA: Os call-to-actions (CTA) consistem em links ou botões que direcionam o público alvo a realizarem uma ação. São essenciais para que os consumidores se sintam atraídos;
- Landing Page: Mais conhecida como página de pouso, a Landing Page tem como objetivo fornecer a informação de forma objetiva, bem como aumentar a porcentagem de visitantes em leads. Nela são colocadas as ofertas e textos comerciais a fim de incentivar o download de uma oferta ou um contato com a equipe comercial;
3. Fechar
Tão logo os visitantes sejam atraídos através do blog e haja maximização da conversão de visitantes em leads, haverá aumento de vendas. Como?
Existem algumas estratégias para dar um ‘’up’’ nas vendas através do Inbound Marketing:
- Workflows: Para disparar o conteúdo é importante entender em qual momento do processo de compra está o lead recebido. O workflow consiste em uma lógica de automação responsável por mapear esse comportamento, disparar e oferecer conteúdo e ofertas de maneira correta;
- CRM: Através deste software podemos entender o que está dentro das possibilidades de vendas, agenda de contatos, troca de informações etc. É muito importante que exista um software que armazene os leads recebidos através das campanhas de Inbound Marketing. Desta forma, é possível manter o controle de todas as oportunidades de negócio;
- E-mail Marketing: Por último, e não menos importante, o E-mail Marketing é a ferramenta fundamental para trabalhar em cima da base de contatos criados através de estratégias, que disparam e-mails munidos de conteúdo de qualidade aos que não mostraram interesse em comprar, bem como uma oferta especial aos que já demonstraram sinais de desejo;
4. Encantar
Este passo está diretamente ligado em manter o cliente fiel e propenso a adquirir novos produtos ou serviços do seu negócio. Como assim?
- Pesquisa de Satisfação: Escutar a opinião de quem adquire os produtos do seu negócio é fundamental. Feedbacks negativos, ao contrário do que muitos pensam, é extremamente importante para empreendedores e gerentes de marketing, pois através deles é possível encontrar soluções e oportunidades;
- Monitoramento de Redes Sociais: Atentar-se aos comentários sobre o seu negócio nas redes sociais é imprescindível para compreender as tendências do mercado. O monitoramento é muito eficaz, também, no controle de elogios e críticas;
Inbound Marketing no Brasil
A HubSpot realizou uma pesquisa para relatar a situação do Inbound Marketing no Brasil. Como, por quem e de que forma estas novas estratégias estão sendo incorporadas? Para obter esta resposta, foram entrevistados mais de 1.000 profissionais de vendas e marketing.
Empresas brasileiras praticam Inbound Marketing
O Brasil não está anos atrás em termos de adoção de novas estratégicas de marketing em relação a outras regiões, como muitos pensam. O Inbound Marketing está sendo usado por 58% das empresas no Brasil, atualmente, porém, muitas vezes, não aderindo a metodologia completa pois há, ainda, pouco conhecimento em relação às ferramentas. Contudo, o conceito de Inbound Marketing já permeia mais da metade dos empreendedores brasileiros.
Inbound possui um custo 47% menor do que Outbound
As empresas que estão utilizando Inbound Marketing, atualmente, relataram, de uma forma geral, que os custos para cada lead são mais baixos. O que se difere das empresas que continuam a praticar o marketing tradicional. Esses leads, nesse caso, são mais caros, pois dependem, geralmente, de uma mídia paga.
O Inbound Marketing é, sem dúvidas, uma forte tendência do marketing digital. Apresenta estratégias adequadas e fundamentais para PME’s investirem dinheiro e gerarem resultados satisfatórios e duradouros. A sua empresa se encaixa nesse contexto?
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