Marketing B2B: estratégias de marketing de conteúdo para o seu negócio

marketing B2B

Conhecendo o mercado para o marketing B2B

Quando refletimos sobre a relação de uma empresa com o seu público-alvo, fora do contexto do marketing B2B, é comum pensarmos exclusivamente nos consumidores finais como clientes de produtos e serviços, não é mesmo?

Sim, os consumidores finais representam uma parcela significativa de clientes no comércio em geral, mas com o dinamismo no qual as organizações desenvolvem, agregam e obtêm valor, acabou dando origem a outros modelos de negócios de públicos alvos.

É aí que entra o B2B (Business to Business), um modelo de negócios com foco em fornecer produtos e prestar serviços para outro perfil de público: os clientes corporativos. Descubra as estratégias digitais essenciais para impulsionar seu negócio B2B com marketing de conteúdo de qualidade.

Marketing Digital B2B X Marketing Digital B2C

  • Marketing Digital B2C: 

Em muitos casos, a demanda por produtos B2C é alta, uma vez que as pessoas já sentem a necessidade do produto e basta um estímulo (por exemplo, uma promoção), para que elas tomem a decisão de compra.

Nesse momento, as empresas B2C criam o desejo dos consumidores pela sua marca, garantindo que as ofertas sejam encontradas por aqueles que já estão no estágio final do processo de compra.

  • Marketing Digital B2B: 

Em B2B geralmente acontece ao contrário. Os produtos possuem uma venda mais complexa e o ciclo mais longo. Diferente do B2C, as vendas não são levadas pela emoção.

Portanto, é essencial concentrar-se em comunicar o que o público deseja ouvir, para captar sua atenção.

Saber o momento de mostrar sobre a história de sua marca e seus benefícios. Mas, iniciar a comunicação oferecendo conteúdo de qualidade, útil, criando uma conexão sólida e duradoura, baseada em confiança e valor.

Vantagens do marketing de conteúdo para o B2B

O marketing de conteúdo é a estratégia que visa atrair clientes e prospects através da criação de conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo. 

Essa abordagem visa envolver e cativar potenciais clientes, ao fornecer informações valiosas, criando uma percepção positiva em relação à marca ou produto.

Como estamos trabalhando com um processo de compra mais racional por parte do cliente, o marketing B2B exige estratégias mais planejadas, que eduquem o potencial cliente até que ele enxergue a necessidade de usar seu produto ou serviço. 

Por isso o marketing de conteúdo para empresas B2B traz algumas vantagens: 

  • Geração de Leads qualificados:

O marketing B2B com a estratégia de conteúdo correta, pode trazer quem realmente quer comprar o seu produto. 

Seu lead passa a entrar em seu funil de vendas a partir do momento que ele preenche um formulário para receber um material ou assinou a newsletter do blog.

Com o marketing de conteúdo para o B2B, ele irá encurtar a jornada do lead, fazendo com que o usuário passe mais rapidamente para outras etapas do funil. Podendo considerar adquirir o seu produto ou serviço.

  • Atração do público correto

É crucial ser o mais assertivo na captação de clientes em potencial. Portanto, a estratégia fundamental é conhecer com precisão quem é seu público-alvo e identificar a melhor forma de nos comunicarmos e alcançá-los.

Podemos obter maior compreensão da jornada de compra do nosso cliente ao desenvolver uma persona, um personagem fictício baseado em nosso cliente ideal.

A persona é quem nos permite compreender a fundo quais são os desafios e a soluções que o seu futuro cliente está buscando.

Com isso, a produção de conteúdo irá atingir essa determinada persona, melhorando as chances desse usuário interagir ou adquirir qualquer produto, ou serviço de sua marca. 

Ideias de conteúdos para o Marketing B2B

  • Guias e Dicas: 

O marketing de conteúdo visa compreender o consumidor e quais soluções ele está buscando. Para obter um entendimento mais profundo, é essencial identificar os problemas que eles enfrentam.

Uma vez identificado o problema, você pode criar um guia com o passo a passo ou oferecer dicas para auxiliar o consumidor a solucionar suas dúvidas.

Blogs e e-books são ótimas forma de disponibilizar esse conteúdo.

  • Notícias e curiosidades

Se sua empresa está inserida em um ambiente que apresenta mudanças consideráveis no setor, é importante levar esse conteúdo para o seu público.

Essas notícias ou curiosidades podem ser publicadas em seu Blog e depois divulgada em sua Newsletter, contando as últimas novidades do mês.

  • Cases de sucesso

Apresente aos seus potenciais clientes as experiências positivas que os seus clientes tiveram ao adquirir seus produtos ou serviços. 

Essa é uma ótima estratégia para nutrir leads que se encontram no estágio avançado do funil de vendas, ou seja, aquelas que já são familiarizados com a sua marca e estão prontos para a decisão de compra.


Marina Zilioli
Content Marketing

Publicitária com pós-graduação em Marketing Digital, movida pela paixão de criar novas experiências por meio da escrita e narrativas memoráveis, que inspirem, informem e motive novas pessoas.