Marketing Digital: O que eu vi no Web Summit Rio 2023

O maior ativo do Web Summit para mim sem dúvidas, é fazer do mundo tech um mundo pop.

Para quem frequentou eventos de tecnologia e marketingt digital há 15 anos atrás, é nítida a transformação do cenário e de forma positiva. As mulheres firmaram seu protagonismo de forma definitiva e o mundo de tech hoje se tornou objeto de desejo para a turma mais jovem.

Nesse post não farei um resumo do evento, mas darei enfoque no que vi pelo olhar do marketing.

Insights do Web Summit Rio 2023 para o mercado de Marketing Digital

1. Ads

  • As pessoas já estão cansadas de serem interrompidas por Ads. Pare de fazer Ads e comece a contar estórias que envolvam, o Ad deve estar contido dentro dessa estória. Crie um storytelling ao invés de ir 100% direto ao ponto.
  • A marca nunca pode ser o herói da estória. O herói é a audiência, a marca é quem ajudará o herói a atingir o seu objetivo.

2. Canais

Projetos saudáveis seguem uma relação de 70/30:

  • 70% do tráfego deve ser orgânico e 30% pago.
  • 70% do tráfego deve ser non-branded e no max. 30% deve ser branded.

Neil Patel trouxe esse insight ao público, que embora não seja novidade no meio, me parece que a maioria das agências renega justamente por não saber entregar. Cuidado ao contratar uma agência que não desenvolve sites orientados a SEO (muitas sequer desenvolvem sites hoje em dia), e só te vende tráfego pago com landing pages feitas em ferramentas No-Code, isso jamais vai te trazer tráfego orgânico, e no futuro, vai te custar caro depender de um tráfego pago que custa mais a cada ano.

Mas uma IA como o ChatGPT não vai matar o Google? SEO ainda importa?

Reflita: Assim como o Google criou parâmetros para ranquear mais acima páginas com conteúdos melhores, haverá também um critério para buscar informações relevantes na web quando a IA for servir a informação. Se o seu projeto não tem conteúdo relevante, no universo da IA, ele prosseguirá dessa forma. No futuro, estar no topo das respostas pode valer tanto quanto estar no topo das buscas.

Ser omnichannel não é mais um trend, é uma obrigação.

Não dependa de um canal para atrair clientes, é necessário criar uma estratégia abrangente que atinja o cliente em múltiplos pontos de contato por diversos canais.

3. Retail Media

Pode ser a próxima grande onda da publicidade digital. Para o varejo, anunciar produtos nas plataformas dos varejistas (online e offline) tem se mostrado uma estratégia cada vez mais eficiente.

Amazon Ads já ultrapassou a receita de Ads do Youtube, e já é 33% da receita de Ads da Meta.

4. Purpose-Driven e Consumo Consciente

A medida que a Geração Z se torna cada vez mais consumidora, a preocupação das marcas com o propósito precisa ser maior. Eles dão preferência por comprar em empresas que possuem valores alinhados aos seus.

5. IA – Inteligência Artificial no Marketing Digital

É inevitável, veio pra ficar, adapte-se rápido ou morra na praia.
As palavras de ordem são: cultura de experimentação e agilidade.
A Exent já utiliza ferramentas de IA nos projetos desde Dezembro e saiu na frente na criação de avatares/mascotes corporativos e vídeos gerados por IA.


Renato Guitti
CEO & Founder

Especialista em estratégias digitais. Mais de 20 anos de experiência em marketing digital.