O que é e para que serve um Marketing Data Warehouse? Em tradução livre temos: armazém de dados de marketing. Quando estamos tratando de dados de marketing de diversas fontes diferentes, o primeiro passo é organizar e concentrar todos esses dados em um único lugar, o Data Warehouse.
Imagine uma situação em que temos campanhas de Google, Facebook e Instagram, Linkedin, tráfego direto, tráfego orgânico, ações de e-mail e sms marketing, automação de marketing, tudo isso conectado a um website que gera mais informações através do Google Analytics e Google Search Console, e por meio desses website as informações são então integradas como um CRM que irá então acompanhar a o ciclo de vida e a jornada de compra desse cliente dentro da empresa.
Podemos saber através das ferramentas de Web Analytics (como o Google Analytics) por qual mídia conseguimos gerar mais leads e qual é o nosso custo por aquisição, e dependendo de integração do CRM também descobrir qual mídia executou mais vendas na ponta do processo, entretanto, extrair relatórios prontos de ferramentas e tentar compará-los entre si pode gerar um trabalho manual imenso e proporcionar o gap em diversos insights.
Um Data Warehouse é o local onde após conectar todas essas fontes de dados, realiza-se a coleta e depósito de todos os dados dessas diversas fontes, sem seguida utiliza-se o processo de MapReduce para reduzir isso em pedaços menores e então finalmente integrar essa base com uma ferramenta de análise gráfica.
Através da perfeita execução desse processo é possível extrair de forma fácil e em tempo real insights como:
- Qual mídia vende mais?
- Qual mídia possui um ticket médio de venda maior?
- Qual mídia me fornece o cliente com menor tempo de jornada de compra?
- Qual campanha me traz um ROI maior?
A resposta dessas perguntas fica muito mais facilitada quando temos todos os dados, de mídia, aquisição e pós-venda, concentradas em um único banco de dados e acessível por uma ferramenta de análise gráfica.
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