UX é a sigla utilizada para abreviar User Experience ou Experiência do Usuário. E é basicamente a experiência que um usuário tem ao utilizar o site ou aplicativo de uma marca. Uma boa experiência aumenta as chances de um cliente/consumidor retornar a fazer negócio com a empresa em questão e ainda indicará a outras pessoas.
Primeiramente, é necessário frisar que UX é diferente de UI (User Interface). Ambos são muito confundidos por serem bem parecidos. UI é voltado para resolver problemas referentes ao layout, diagramação, cores e etc. Já o UX é voltado para a experiência como um todo. Podemos comparar com um carro: o design e as peças, ou seja, a parte física do veículo seria o UI enquanto que o conforto, potência e a experiência de dirigir seriam o UX.
Um UXer, como são chamados informalmente os profissionais que atuam nessa área, pode ser tanto um designer quanto um desenvolvedor e o segredo dessa área é sempre se colocar no lugar do usuário e pensar como ele pensaria. Só tendo essa sensibilidade é possível gerar uma experiência impactante e inesquecível para seu usuário.
O QUE COMPÕE UMA BOA EXPERIÊNCIA
Diversos fatores devem ser analisados para gerar uma boa experiência ao usuário, para exemplificar, estes são alguns:
∙Design: esse é um dos itens que ficam a cargo do profissional de UI, o layout do site deve receber muita atenção, pois as pessoas ainda julgam muito a qualidade de um website por conta de seu design;
∙Performance: o funcionamento de um website tem que ser impecável, se alguma função do site, não corresponder com a expectativa do usuário, dificilmente ele continuará navegando em seu site;
∙Usabilidade: o site deve ser simples e intuitivo para que até mesmo os menos familiarizados com tecnologia possam entendê-lo;
∙Arquitetura do site: como as diferentes páginas do site estão dispostas e a facilidade de acesso para cada uma delas é essencial para ter um retorno positivo por parte do usuário;
∙Marketing: se você gerencia um blog ou site que irá expor algum tipo de publicidade, esse fator deve ser levado em consideração. A grande maioria dos usuários não gosta de ter sua experiência estragada por conta de publicidade excessiva ou em lugares inapropriados. É sempre bom pensar onde são os melhores lugares no site para expor conteúdo patrocinado para que a publicidade não interfira negativamente na navegação do usuário.
Na imagem abaixo é possível ver quais outros fatores influenciam em uma experiência marcante para o usuário.
Enfim, estes são só alguns exemplos que propiciam uma boa experiência ao cliente. Essa experiência pode fidelizar clientes, impressionar possíveis clientes, fazer com que os usuários indiquem seu site e serviços para terceiros e etc.
Quer entender sobre como podemos ajudar a sua empresa a vender mais?
Fale conosco